quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Humano demasiado humano

Podem chingar (ou xingar?) mas eu adoro Nietzsche. Inclusive, comprei esse livro há pouco mais de dois anos e ainda não o li.


Há pouco tempo coloquei um aplicativo no meu desktop que aparece as principais notícias do mundo (ou pelo menos as que são ditas como principais) na tela inicial do meu computador. Quando cheguei em casa hoje, liguei calmamente meu pc para ler as notícias - como costumo fazer todas as noites. As primeiras manchetes eram “Sell fecha oleoduto na Espanha” e “Homem ligado a filme anti-islã é preso”. Nenhuma dessas recebeu um pingo da minha atenção quando eu vi a terceira chamada: “Vaca transgênica produz leite anti-alérgico”.
Raiva. Foi o primeiro sentimento. Quando eu li a matéria (quem quiser ler também: http://noticias.br.msn.com/vaca-transg%C3%AAnica-produz-leite-antial%C3%A9rgico-1) eu senti emoções piores, que afloram em mim quando eu vejo esse tipo de coisa, e me fazem tremer e ficar vermelha. Como o ser humano pode ser tão prepotente? Criar um animal, modificar seus genes em laboratório – sabe-se lá o que isso vai provocar nela – só para fazer um leite com gosto menos amargo!!!  Alergia a proteína do leite causa problemas em crianças pequenas sim, isso nós sabemos, mas além de existirem meios de nutrir essa criança sem o leite da vaca (solução simples: amamentar), depois que elas crescem e podem comer outros alimentos, o leite não faz tanta falta assim. Existem inúmeros outros alimentos ricos em cálcio que podem substituir o líquido branco arrancado do peito das vacas. Inclusive o leite da soja, QUE É AMARGO.
É o fim do respeito entre homem e natureza? É o fim da relação entre o sujeito e o ente? Mas nós SOMOS a natureza. Como pode a raça humana se achar tão superior aos animais a ponto de extermina-los e controlar a forma que eles produzem seus alimentos? Ou alguém perguntou pros bezerros se eles precisam de leite com menos proteína? Afinal as vacas dão leite para amamentar suas crias. NÓS somos os intrometidos. NÓS somos os únicos animais que continuamos a tomar leite depois de adultos. E leite dos outros (bezerrinhos).
Repense!

P.S.: Eu realmente fiquei indignada com essa matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário